quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mais um dia em São Paulo

http://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2012/08/meninos-300x175.jpg

Essa imagem tem o nome de Miserere foi tirada por Olivieiro Pluviano, que foi publicada na revista Carta Capital, ele descreve "Tirei esta foto em uma manhã de inverno na Avenida São Luís, no centro de São Paulo. Alguns meninos de rua dormiam nos respiradouros quentes do metrô, enquanto uma garoa fina começava a cair."

Esses meninos se juntaram ao bueiro pois dele sai gás, fazendo com que venha um ar mais quente, o que ajuda muito nos dias de inverno. Muitos passariam por ali e nem notariam a presença deles, pois infelizmente é algo corriqueiro principalmente nas grandes cidades no nosso pais, mas a sensibilidade do fotografo Oliveiro Pluviano fez essa imagem chocante e trágica vir a tona e ser vista mais de perto, um tapa na cara da sociedade.

Dificilmente nos colocamos no lugar desses meninos, para tentar entender a vulnerabilidade que vivemos, expostos a tanta miséria, e solidão. Por outro lado facilita a nossa consciência colocar a culpa no governo, assim nos dá a impressão que não somos responsáveis pela desordem que a sociedade vive, porque não somos nós que votamos as leis, não sou eu que deixo de investir na educação e saúde, para colocar o dinheiro em estádios para copa do mundo. É mais fácil lermos ou assistirmos noticias, e utilizá-las como se essas fosse as nossas opiniões, não tendo senso critico nem tentando nos aprofundar do que realmente se acontece, obtendo varias informações sobre o mesmo fato.

Principalmente nesse momento eleitoral, deveríamos enxergar com mais clareza o quanto nós eleitores, somos responsável para que imagens como essas continue fazendo parte do nosso dia a dia. Talvez muitos não tenham consciência do quanto estamos contribuímos para a continuidade dessas cenas, porém cada vez que nos esquivamos e anulamos nossa responsabilidade ao voto, facilitamos para a continuação da miséria, pois só através de atitudes cidadãs podemos construir uma sociedade melhor. Voto é uma responsabilidade individual que trás tanto benefícios quanto malefícios individuais e coletivos. Ele reflete no que será a sociedade amanhã.
Para quem tem interesse em ver a matéria completa, segue o link, http://www.cartacapital.com.br/cultura/calmo-e-dilacerante/

Elaine Vieira Silva e Shirley Rosana dos Santos



domingo, 16 de setembro de 2012

Aluno Virtual

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/wp-content/uploads/2012/06/caderno-computador-300x198.jpg

Muitos pais ficam preocupados com os conteúdos expostos na internet, e com toda razão, já que o acesso é ilimitado e sem controle, e quando não supervisionado se corre um sério risco do filho estar utilizando a internet de forma inadequada, há boas e más intenções, depende da forma como essa ferramenta é utilizada. Alguns pensam em proibir o acesso pelo fato de não haver o conhecimento pessoal na utilização do computador dentro de casa, o que não seria o mais sensato, já que uma hora ou outra a criança terá esse acesso, e se for orientado de como deve preceder diante de tal ferramenta, os pais não terão problemas com esse novo instrumento de estimulo ao estudo. 
É importantíssimo acompanhar o desenvolvimento e aprender o minimo para conseguir entender como o filho está utilizando a internet. Negar o acesso a rede, é prejudicial tanto no crescimento social quanto intelectual, já que quando usada de forma adequada a internet é uma fonte vasta de conhecimento. Procure fazer com que seu filho seja o aluno virtual, que é aquele que enxerga o computador junto com a internet como um livro virtual, onde quaisquer dúvidas, curiosidade e enriquecimento do conhecimento esteja ao seu alcance, deixe que ele utilize a internet como uma forma de obter resposta facilitando o aprendizado. O navegar para pesquisas ligadas ao conhecimento torna-se grandioso, esse simples clic abre o leque para diversas formas do aprender. 
Portanto barrar esse conhecimento não é a melhor forma de estimular o desenvolvimento pessoal do seu filho, e sim afastá-lo do decorrer natural da sociedade atual, além do mais você estará fazendo com que ele procure conhecer a internet em outros lugares, e muitas vezes de forma inadequada. Fica a dica: Se você não estiver junto ao seu filho, outras pessoas estarão, e nem sempre com boas intenções.

Edilaine Nascimento da Silva Elaine Vieira Silva, Priscila de Araujo Pither e Shirley Rosana dos Santos