segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A importância de um bom estágio

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiakuUC4KhUKD7G2w3CQb5POLcgwZCFIiC3nckYtDpa7rj_JmbJNiikhC0RY2FZzdwIYZGZ4pAG2epAN-UAd3Ec0b55yfGSeACk1_2zNwC1DFXIFFXROEtJSZxIMhnRk1TKhaxqpK_w6Qmj/s1600/ESTGIO1.jpg
A frase, educação direito de todo cidadão e dever do Estado, não deve ser ouvida e utilizada como se essas palavras não devem sair do papel, todo cidadão comum que pagam seus impostos tem o direito de ter acesso a uma educação de qualidade gratuita, com acesso a todos, financiada e mantida pelo poder público, garantindo: ações coerentes e articuladas que promovam a unidade do sistema, laicidade, respeito às diferenças, convivência sem discriminações ou privilégios.
Para a qualidade deve haver uma boa qualificação profissional para as pessoas que fazem parte da educação, entre vários itens há o estágio, ele proporciona o complemento as atividades desenvolvidas dentro de sala de aula.
Importantíssimo para uma boa formação profissional pois é através dele que o educador conhece como é o trabalho dentro de uma escola, entende como funciona o dia a dia para saber se essa é realmente sua vocação. Ele mostra na prática o que aprendemos na teoria, proporcionando a realidade do que estamos estudando e contribuindo para o desenvolvimento nas habilidades pré adquiridas, propiciando oportunidade fazendo perceber nossas próprias deficiências e buscando nos aprimorar nelas, estimula o senso crítico, entre outros exercícios de conhecimento.
Eu pessoalmente gostaria de dizer que o meu está sendo uma experiência muito importante e está contribuindo para a minha vivência pessoal e profissional, através dele estou descobrindo novas maneiras de fazer a mesma tarefa, e novas tarefas que podem ser feitas com as mesmas maneiras.
Participar da vivência em sala de aula, está me fazendo adquirir habilidades que eu talvez não tivesse notado, e estimula minha mente para as novas práticas didáticas que muitas vezes só ouvi dizer em sala de aula da faculdade. Minha experiência está sendo proveitosa e me deixa mais preparada para minha escolha como professora.
Os pais dos alunos deveriam cobrar o currículo profissional do professor, e averiguar se ele está qualificado para a prática docente, através da faculdade que ele se formou, quais os requisitos para conseguir o diploma, como foi elaborado seu currículo, e quais os processos foram exigidos dele. Hoje o estágio é obrigatório, e visa uma complementação do aprendizado desenvolvido em sala, o professor não obtém o diploma se não for cumprido de forma integral, mas nem sempre foi assim, por isso é fundamental acompanhar o currículo profissional do professor pois a educação passa por mudanças constantes e nem sempre a pessoa está qualificada e apta a desenvolver o trabalho pedagógico dentro dos parâmetros atuais. Fique atento com quem está dando aula para seu filho, pois esse momento vai ser importante para o resto da vida dele, o que se aprende numa boa escola, com bons profissionais jamais é esquecido.

Elaine Vieira Silva e Priscila de Araujo Pither

Nenhum comentário:

Postar um comentário