quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O QUE É CULTURA?

http://pousadasemparaty.org/wp-content/uploads/2011/04/Encontrar-Pousadas-em-Paraty-e-Contemplar-as-Dan%C3%A7as-T%C3%ADpicas.jpg
Vivemos em um mundo multicultural, que independente da cultura escolhida ou nascido a pessoa está inserido nela, sempre há um motivo para participar de alguma comunidade especifica como a manifestação de alguma habilidade, a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem diversificada, valor e importância em um determinado assunto ou simplesmente ritmo que embala a vida do ser humano em cada momento de sua vida.
Uma cultura se forma através de trabalho cooperativo, objetivos comuns, valores, crenças, enfim todos os costumes e capacidades do membro dessa cultura, a arte está inserida em todas as culturas para manifestar a emoção. Quando se forma uma cultura sempre há varias formas de manifestação, um gingado novo, um ser que nasce e se transforma através de uma tradição e costume. A musica por exemplo une transforma, socializa, agrada e trás alegria. Impossível imaginar uma nação sem uma dança típica, sem roupas que caracterizam essa comunidade, costumes e um ritmo que embala esse povo.
Um ser humano pode não saber ler não ter educação fundamentada na escola, mas se você perguntar a ele, qual a cultura com que ele se identifica, ou qual seu passatempo preferido, com certeza lhe dirá uma lista de musicas, artes, religião, e pessoas parecidas com ele com o quem se espelha e socializa, tradições que viveu e ouviu dizer, e uma serie de momentos que conduzem sua trajetória social, muitas vezes achando que isso não significa cultura já que muitas vezes esse termo não está inserido no seu cotidiano.
As pessoas se identificam com outras pessoas que estão por perto, com quem ela convive, que lhe ensinam e pelo que vai escolhendo durante o decorrer da sua vida. Seu desenvolvimento durante sua trajetória faz com que seu lado critico fique mais aflorado, tanto nas suas raízes quanto nas suas escolhas e essas vão ampliando conforme seu conhecimento, muitas vezes compreendendo melhor a cultura que nasceu, buscando formas de ampliação e explicação para rituais ou expressões antes não compreendida.
Aí que entra a educação, não para excluir o indivíduo do seu “habitat”, e sim como uma forma de buscar compreender os motivos que fez com que seus antepassados utilizassem aquela determinada forma de expressão para se comunicar. O intuito da instituição é ampliar conhecimento buscando respeitar o que o aluno já trás de casa, englobando a sociedade em que vive.
A educação quando os portugueses invadiram o Brasil, era feita por padres jesuítas, que vieram da Europa com a intenção de aumentar a quantidade de fiéis da igreja, que estava sendo dizimada com a reforma protestante. Por outro lado Portugal necessitava de mudar o comportamento dos nativos, e convencê-los de que os costumes europeus eram o correto. Com isso foi aumentando a diferença e havendo a mistura do Brasil, tanto de raça quanto em costumes. Não é correto dizer que o costume indígena da época era incorreto, apenas não era o que quem tinha mais força estava costumado a conviver. O que é diferente não é errado, apenas diferente.
Ao longo dos anos as diferentes culturas inseridas na sociedade brasileira mudaram o conceito e os objetivos, tiveram funções importantes adquirindo um estrelaçamento junto com conceitos lúdicos, morais, pedagógicos, psicológicos acrescentando na formação social. Se antes era apenas pra manifestar suas crenças, conforme os anos, foram nascendo cultura de protestos para manifestar a união, haver dignidade e igualdade e o respeito social.
A escola de hoje tende a ser flexível com a cultura local, não deixando de lado o objetivo de estender o conhecimento do educando, e sim fortalecendo sua convivência, buscando compreender e ampliar sua compreensão em relação ao mundo. O conhecimento pode se constituir como uma ferramenta de busca com a igualdade, a capacidade de invenção é fruto das necessidades humanas, as pessoas não costumam inventar pelo simples prazer do inventar, é diante das necessidades que o ser humano desenvolve sua capacidade criativa e cria, porém não se deve esquecer suas origens, pois inteligência não muda o seu caráter. A ilusão que alguns acham que tem ao adquirir conhecimento e ser superior não passa um pensamento errôneo que o fará regredir ao invés do contrario.
Não basta, portanto, ao ser humano estudar, mas é preciso, antes de mais nada, selecionar aquilo que se estuda e se guarda, de modo a se conhecer coisas úteis e benéficas, respeitando seus principios, onde se cultiva suas raízes e tradições necessárias para sua construção de conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário