quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A escrita

Alguns tipos de escrita se preocupam com a expressão oral e outros simplesmente com transmissão de significados específicos, que devem ser decifrados por quem é habilitado. Nesse caso, os aspectos fonológicos, lexical, sintático; que marcam o discurso lingüístico, não tem indicação especifica, ficando a cargo de o leitor encontrar a maneira mais adequada de realizá-los. Muitas vezes esse tipo de escrita se serve de palavras chave para a sua decifração. Seus exemplos mais comuns são sinais de transito. 
·         Lexical: não tem indicação do vocabulário.
·         Sintático: ligação entre as palavras, entre as frases.
·         Fonológico: não tem indicação de som.
A placa se constitui numa escrita que procura não ter relação direta com a expressão sonora lingüística, apresentando compromisso apenas com valor semântico da mensagem. Por essa razão, esse sistema pode ser usado internacionalmente, de maneira igual, em regiões de cultura e línguas completamente diferentes. Em outras palavras, esse tipo de escrita se baseia só no significado e não no significante dos signos lingüísticos, ou ate mesmo fatos que não precisam estar diretamente relacionados com o fenônemo lingüístico propriamente dito.
·         Valor semântico: valor do significado.
·         Língua: sistema de signos.
·         Linguagem verbal: pode ser oral ou escrita (falar, ler, escrever)
O caminho que a criança percorre na alfabetização é muito semelhante ao processo de transformação pela qual a escrita passou desde a sua invenção. Assim com os povos antigos, as crianças usam o desenho como forma de representação gráfica e são capazes de contar uma historia longa como significação de alguns traços por elas desenhados individuais ou estabelecidos por um consenso de grupo, para representar aquilo que ainda não sabem escrever com letras.
As crianças aprendem que a escrita tem um som fonético.


***Edilaine Nascimento da Silva, Elaine Vieira Silva, Priscila de Araujo Pither e Shirley Rosana dos Santos***

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