quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Concepções de Paulo Freire

A concepção freiriana do sujeito; sujeito histórico e crítico capaz de olhar para si mesmo e para a realidade distanciando-se dela para, “admirando-a” (mirando a distância), compreendê-la melhor. Assim, para Paulo Freire o sujeito histórico é aquele que supera a condição de consciência intransitiva ou ingênua construindo em si e com os outros uma consciência, critica que o instrumentaliza para fazê-lo histórico. Do ponto de vista da aprendizagem, na concepção construtivista, sujeito é aquele que aprende pensando compreendendo ativamente, agindo sobre o objeto do conhecimento.
Na perspectiva construtivista, todo conhecimento novo parte de um conhecimento anterior, o ponto de partida do trabalho escolar é o momento em que se encontra o aluno, seu conhecimento e seu nível atual de desenvolvimento. Para superar o já estruturado, o já estabelecido e alcançar o nível seguinte mais complexa do desenvolvimento, é necessário ultrapassar momentos de desestabilização de duvida, de perturbação, de reestruturação e modificação do já conhecido. E o momento do conflito em busca de equilíbrio.    
Nos dias de hoje cabe aos educadores que seguem as concepções de Paulo Freire resgatar a atualidade do chamado “método de Paulo Freire” de alfabetização incluindo o conceito de “tema gerador” e, mais recentemente, o de “contexto gerador”, problematizando a realidade no cotidiano da sala de aula, em vez de reduzir o pensamento freiriano a uma declaração de princípios educacionais esquecidos nos documentos formais das instituições escolares.
Repensar a proposta política pedagógica para a alfabetização de adultos de modo que realize a síntese dialética entre Paulo Freire e os estudiosos da lingüística e da psicogenética da linguagem, buscando a construção de princípios pedagógicos que se complementam numa outra totalidade.
www.annablume.com.br


***Edilaine Nascimento da Silva, Elaine Vieira Silva, Priscila de Araujo Pither e Shirley Rosana dos Santos***

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