quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Educação a distância

Educação a distância é um sistema de ensino-aprendizagem, onde se utiliza da tecnologia para que o aluno e o professor possam aprender e se comunicar.
Professores e alunos ficam fisicamente separados, mas interligados por tecnologias, cada vez mais avançadas. Atualmente a mais utilizada é a internet, mas pode-se usar outro tipos de meios de comunicação para essa comunicação. Temos o ensino a distância semi-presencial, onde o aluno faz parte das aulas na sala de aula, e outra parte virtualmente, e o ensino virtual, onde o aluno pode ou não ter aulas presenciais, mas ocorre normalmente com alunos e professores separados fisicamente, porém estão juntos através das tecnologias.
A EAD tem sido considerada uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação, propiciando aos alunos uma diversidade de recursos humanos e tecnológicos e podendo vir a colaborar de maneira bastante eficaz na formação continuada e na preparação de profissionais para atuar no mercado mundial.
A educação a distância existe nos mesmos níveis do ensino regular, incluindo graduação e pós-graduação. Existem escolas que são especializadas em ensino a distância, e só trabalham com esta modalidade.
Com os avanços tecnológicos, a informação e a comunicação vêm provocando mudanças perceptíveis no mundo, criando uma nova realidade, a realidade virtual. A palavra virtual vem do latim medieval “virtualis”, derivado de “virtu”, força, potência.
Com toda essa moda virtual, foi desenvolvido o ciberespaço.
O termo ciberespaço foi criado pelo escritor de ficção científica William Gibson.
Cibernético é um terreno onde está funcionando a humanidade, hoje. É um novo espaço de interação humana que já tem uma importância enorme, sobre o plano econômico e científico. O espaço cibernético é a instauração de uma rede de todas as memórias informatizadas e de todos os computadores (LÈVY, 1994).

Tecnologia vai, tecnologia vem, e apareceu um novo termo, a cibercultura. Com vários significados, cibercultura foi definida por Lèvy (2000), como sendo o conjunto de técnicas materiais e intelectuais, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.
Com tantas discussões sobre o assunto da modernidade informacional, entende-se a cirbercultura com desigual e conflituosa.
A nova realidade que dá acesso ao ciberespaço, colocou em estudo as funções cognitivas, que é o estudo da inteligência. Sabe-se que esta ciência estuda principalmente a inteligência humana, que possui diversos estilos de aprendizagem. Estilo de aprendizagem é o método usado por uma pessoa para adquirir conhecimento. Cada pessoa tem o seu próprio modo de aprender, que é individual e único.
Cada indivíduo tem o benefício de desenvolver mais de um tipo de inteligência, que é conhecido por inteligências múltiplas, criando uma grande melhoria no processo educativo, e levando, inclusive aos portadores de deficiência, a possibilidade do uso do ensino a distância.
Para que tudo isso funcione, é necessário o investimento de muitas tecnologias, para que tudo funcione de forma simples e clara para o usuário. Isso por que muitos deles, não possuem tanta intimidade com a informática e as novas tecnologias existentes.
São engenheiros e técnicos trabalhando incansavelmente para que tudo funcione perfeitamente, aplicando softwares modernos, usando metodologias mais simples de explicação, fazendo que o processo de desenvolvimento seja bem desenvolvido, realizando testes e investindo todo o conhecimento, para que a qualidade seja sempre alcançada plenamente.

***Edilaine Nascimento da Silva, Elaine Vieira Silva, Priscila de Araujo Pither e Shirley Rosana dos Santos***

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