quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Uma aula de Geografia

TEMA: Os diferentes tipos de paisagens

PUBLICO ALVO: 1º ANO – ciclo inicial

OBJETIVOS GERAIS
Fazer com que a criança aprenda a se localizar dentro do bairro onde vive, entendendo-o como modificado ou não pelo homem, comparando esses dois tipos de paisagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer o bairro, discutindo as necessidades de infraestrutura local como habitação, artes, formas de lazer, mudanças de costumes, estabelecendo relação entre indivíduo, sociedade e natureza e suas consequências ao serem unidas. Noções de limites como rua e bairros. Limite temporal com comparações entre antes e depois da atuação do homem. Desenvolver noções de cartografia, como leitura de mapas e legendas.

CONTEÚDO DA AULA
Análise de diferentes paisagens, identificando elementos naturais e os modificados e como se deu essa modificação, utilizando procedimentos de observação, descrição e comparação na leitura da paisagem. Utilizar diferentes linguagens como: mapas, fotos, desenhos e filmes, procurando fazer com que o aluno reconheça o espaço onde vive e sua organização territorial. Diferenciar locais como o caminho de casa até a escola, buscando reconhecer pontos de referência.

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA DE AULA
Descrever vários tipos de paisagens, destacando com autonomia as ações feitas delas. Fazer um mural expondo fotos trazida pelas próprias crianças dos pontos de referência encontrado no caminho casa/escola e utilizar dele para roda de conversa onde descreveram como cada paisagem se encaixa no meio onde vive. Utilizar pesquisa com auxilio do professor fazendo descrição do seu bairro e socializar coletivamente as informações obtidas. Elaborar mapa em cartolina ou em maquete do trajeto que é feito por ele.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As avaliações são contínuas respeitando o ritmo de cada um, visando acompanhar o envolvimento do aluno em cada uma das etapas do projeto.

Edilaine Nascimento da Silva, Elaine Vieira Silva, Priscila de Araujo Pither e Shirley Rosana dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário