TEMA:
Os diferentes tipos de paisagens
PUBLICO ALVO:
1º ANO –
ciclo inicial
OBJETIVOS GERAIS
Fazer com que a
criança aprenda a se localizar dentro do bairro onde vive,
entendendo-o como modificado ou não pelo homem, comparando esses
dois tipos de paisagens.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer o
bairro, discutindo as necessidades de infraestrutura local como
habitação, artes, formas de lazer, mudanças de costumes,
estabelecendo relação entre indivíduo, sociedade e natureza e suas
consequências ao serem unidas. Noções de limites como rua e
bairros. Limite temporal com comparações entre antes e depois da
atuação do homem. Desenvolver noções de cartografia, como leitura
de mapas e legendas.
CONTEÚDO DA AULA
Análise de
diferentes paisagens, identificando elementos naturais e os
modificados e como se deu essa modificação, utilizando
procedimentos de observação, descrição e comparação na leitura
da paisagem. Utilizar diferentes linguagens como: mapas, fotos,
desenhos e filmes, procurando fazer com que o aluno reconheça o
espaço onde vive e sua organização territorial. Diferenciar locais
como o caminho de casa até a escola, buscando reconhecer pontos de
referência.
ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA DE AULA
Descrever vários
tipos de paisagens, destacando com autonomia as ações feitas delas.
Fazer um mural expondo fotos trazida pelas próprias crianças dos
pontos de referência encontrado no caminho casa/escola e utilizar
dele para roda de conversa onde descreveram como cada paisagem se
encaixa no meio onde vive. Utilizar pesquisa com auxilio do professor
fazendo descrição do seu bairro e socializar coletivamente as
informações obtidas. Elaborar mapa em cartolina ou em maquete do
trajeto que é feito por ele.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As avaliações
são contínuas respeitando o ritmo de cada um, visando
acompanhar o envolvimento do aluno em cada uma das etapas do projeto.
Edilaine Nascimento da Silva, Elaine Vieira Silva, Priscila de Araujo Pither e Shirley Rosana dos Santos
Edilaine Nascimento da Silva, Elaine Vieira Silva, Priscila de Araujo Pither e Shirley Rosana dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário